Postagens mais visitadas

sábado, 28 de janeiro de 2012

TIPOS DE TECIDOS USADOS NOS LAÇOS



Algodão: fibra natural de origem vegetal procedente do algodoeiro. O tecido a base de algodão detém melhor capacidade de absorção de umidade é adequado para o clima brasileiro, quente e úmido. A transpiração do corpo é mais bem absorvida quando se usa tecido com algodão em sua composição.

Risca de Giz: Tecido com listras finas, geralmente de cores claras sobre fundo escuro. 

Renda: estofo de malhas abertas e contextura em geral delicada, cujos fios (de algodão, poliéster, juta etc.), trabalhados à mão ou à máquina, se entrelaçam formando desenhos, e que é usado para guarnecer ou confeccionar peças de vestuário, cortinas, roupa de cama e mesa, etc.

 Popeline (Popelina): tecido de construção de tela com um fio de algodão de menor qualidade que o algodão penteado mercerizado, com mais fios nourdume e menos trama, em geral na proporção de 2 fios/1 batida. Chamada antigamente "papeline", oriundo do nome do Papa e fabricado na cidade de Avignon, na França. Aplicações: vestidos, lingerie, camisas, calças, bermudas, toalhas de mesa, guardanapos, etc.

Chita, Chitão ou Reps Estampado: tecido simples de algodão ou misto estampado em cores.
Cetim Charmeuse: cetim leve com bom caimento, brilho intenso e uma trama suplementar no avesso, urdume em grége, acetato, viscose ou poliéster, e com 2 tramas, uma delas em crepe e que aparece somente no avesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário